terça-feira, 15 de setembro de 2009

Eletricidade


A eletricidade foi descoberta por um filósofo grego chamado Tales de Mileto que ao esfregar um âmbar.(âmbar é uma resina de fóssil sendo muito usada para a manufatura de objetos ornamentais.) A um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (eletrôn) surgiu o nome eletricidade.
No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto Von Guericke. Em 1672, Otto inventou uma máquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constatemente atritando-se em terra seca meio século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos
.

Durante o século XVIII as máquinas elétricas evoluiram até chegar a um disco relativo de vidro que é atraído a um isolante adequado. Uma descoberta importante foi o condensador por Ewald Georg Von Kleist e por Petrus Van Musschenbroek o condesador consistia em uma máquina armazenadora de cargas elétricas,eram dois corpos condutores separados por um isolante delgado.
Mais uma invenção importante,uso pratico foi o para - raios, feito por Bejamin Franklin. Ele disse que eletrização de dois corpos atritados era a falta de um dos tipos de eletricidade em um dos corpos, esses dois tipos de eletricidade eram chamadas de eletricidade resinosa e vítrea.

Fontes bibliográficas:Barsa
informática:como surgiu a eletricidade


1 comentários:

Unknown disse...

Estava a pesquisar a muito tempo e não conseguia encontrar o que eu queria e então eu vi está pesquisa que o senhor fez e consegui encontrar o que eu queria e gostei muito do que encontrei

Postar um comentário